quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

PRINCÍPIOS DA GOVERNANÇA CORPORATIVA

Governança Corporativa pode ser descrita como a adoção de práticas, norteadas pelos seguintes princípios:

- Transparência: com a criação de canais eficientes de divulgação de suas informações, tanto internamente, quanto nas relações da empresa com terceiros.
- Equidade: através de um tratamento justo e isonômico entre todas as classes de sócios e entre outras partes interessadas - colaboradores, clientes, fornecedores e credores.
- Prestação de Contas ("accountability"): os gestores devem prestar contas, evidenciando a separação entre interesses da empresa e interesses pessoais. Além disso, respondem integralmente por todos os atos que praticarem no exercício de seus mandatos.
- Responsabilidade Corporativa: incorporando fatores sociais e ambientais na definição dos negócios e operações da empresa, em busca da sua sustentabilidade.

Esses princípios disciplinam o processo decisório e as relações entre sócios e os demais atores participantes, direta ou indiretamente, das atividades de uma empresa.


Fonte: FIEPR. Governança corporativa Arq. Texto. Site FIEPR. Dez. 2010. Disponível em: <http://www.fiepr.org.br/fiepr/fomento/FreeComponent1273content4794.shtml>. Acesso em: 29 dez. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário